quinta-feira, 15 de março de 2012

Holanda...

Vou deixar-vos aqui um viciozinho por este país que vai ser uma coisa louca.
Eu normalmente, viajo todos os anos para a Holanda desde 2005 sensívelmente. É um país , como toda a gente sabe frio. Não como se pinta, porque o nosso país no Inverno ainda consegue ser mais gelado do que propriamente o país dos holandeses. E quando digo, Holanda digo também a Suiça, a Bélgica , a Alemanha etc. Porque ao contrário dos nosso país , esses só são mais frios logo pela manhãzinha e mais por volta das 17h que começa a escurecer o dia e então fica frio comó raio. É bem preciso umas luvas, gorro, tapar as orelhezitas e tudo. Lá, é bom para claro, quem gosta de frio e se adpata melhor a esse tipo de ambientes. Mas, como eu estava a dizer o nosso país é húmido logo consegue ser mais frio e ter mais vento (que parece que nos leva no ar e tudo) durante o dia todo. É conhecido como o país da liberdade, mas para quem acha que a Holanda é só Sex, Drugs, Rock and Roll, desenganem-se. Isso , é só basicamente ali a zona de Amesterdão. Por isso, é que toda a gente sonha um dia ir conhecer aquela cidade.
Eu já lá estive, e posso dizer que é tudo muito bonito é um facto. Então, ali aquela zona das "meninas" é um mimo. Homens de todo o mundo ali a babarem-se para meninas que estão numa janelinha com porta fechada e já são os homens mais sortudos de todo o hemisfério. Os holandeses não ligam puto aquilo, a maior parte é tudo turistas. Segundo sei, a Rainha lá quer acabar com isto tudo, porque dá má imagem ao país. Mas, também é certinho que se um dia aquilo acaba não terá tantos turistas, nem dezenas de homens por dia ali metidos naquelas ruelas de Amesterdão. É sex shops por tudo o que é virar da esquina. É engraçado, porque pessoas como eu que nunca entra aqui em Portugal ( e não num tenho problema nenhum contra isso e até gosto, mas também onde estou situada hà uma ou outra longe) passa naquela rua e são logo umas quantas e entrar nelas todas felizes da vida. É uma coisa banal. Enquanto, que se entrasse numa aqui era logo os arrogantes e conservados portugueses a mandar bitaites. Passava às escadas de minha porta e lá estavam as "joaninas" do costume a comentarem entre si que a "horas desnaturadas" é uma valente desavergonhada que entrou na sex shop e vinha com brinquedos novos. Vá , lá que os nossos tugas estão a mudar (para melhor) em relação a este tipo de assuntos. Ao menos isso. Continuando, têm as famosas coffee shops , que visto de fora até parece um café normal. Bolinhos e tal, clientes a beber, fumar, mas claro tudo com a sua dose de ingredientes. É liberado fumar droga em toda a Holanda até umas certas gramas. Tem museus bons para se visitar. Tem os canais no meio das ruas. Carrada de bicicletas , por todo o canto. Aquilo é aos pontapés. Fora a cidade , se mais ali para o Sul, vê-se mais sitios de flores (para quem não sabe é flores e campos, verde por tudo que é estrada). Sim, porque as nossas estradas têm subidas, rectas, têm casas à volta, campos e tal , mas na Holanda basicamente é kilometros e kilometros sempre a ver campos e rectas. Uma seca , portanto. As casas, são todas da mesma forma , até por causa de ser um país que neva. Usam nas casas janelas grandes e sem cortinas (ou seja, dá para ver tudo), e depois claro um português que chega ali admira-se com aquilo e sempre que passa olha sempre lá para dentro mesmo que não queira , é inevitável. Se virem janelas com cortinas é literalmente de estrangeiros.
Para eles é normal ,passam e andam e não querem saber. A maior parte , quando se olha lá para dentro vê-se gente sempre no sofá a ver televisão ou a jogarem xadrez e dar umas cartadas. Não são pessoas de irem para os cafés como nós. São mais caseiros e estarem sempre metidos em casa, na deles no do tio etc, comemoram os aniversários em casa,mas quais restaurantes quais quê?! Ali, em casa fazer um barbecuzinho e umas valente jolas e ficam todos contentes. Logo, que tenha cervejas, os holandeses têm tudo. Na altura , do Verão lá vem as festas das cidades/aldeias, chamadas de kermis. Uii, ai sim vocês vêm os gajos cá fora. É tipo aquelas festinhas da aldeia que nós temos com dois carrinhos para a canalha andar, algodão doce, fricandelas que é uma espécie de salsicha que para eles é a melhor coisa do mundo, batatas fritas e borá lá curtir com umas cervejolas a noite toda. Apanham bebedeiras e depois no dia a seguir, chegam ao trabalho e não falam de outra coisa, mas contentes como se fosse a maior e primeira moca da vida deles.
O holandês é poupado, então não gostam de gastar dinheiro à toa e em grandes luxos. Quando digo, isto falo em comida, roupas e carros. Até porque, de imposto aquilo é uma coisa maluca logo não se vê muitos bons carros como aqui, por exemplo. Um BMW, por exemplo lá, paga de imposto por volta de 300eur de 2/3 em 2 meses. É muita coisa. É obrigatório , ter-se um seguro de saúde. Entre outras coisas. Daí a maior parte ter carros mais baratos ou andar de bicicleta, até porque o país é bom para isso, por ser plano.
Um holandês , toma banho 2 dias por semana , assim como muda poucas vezes de roupa na mesma semana. Sim, é dificil de acreditar mas é verdade. Até, deve de ser por isso que quando é Natal, ou aniversários ou não dão nada ao aniversariante ou então dão aqueles produtos do banho. Não há cá roupas, perfumes etc para ninguém. Era bom era. Embora, seja um país que se fale muito em sexo, eles não são dados muito a isso. Fazem poucas vezes. E muitos até marcam na agenda!!! (Custa a acreditar não é??)
São mais dado a bens materiais. Para eles tudo tem que ser marcado e agendado. Não é habitual, visitar alguém sem ter que avisar primeiro, MESMO que seja, um filho que queira ir a casa dos pais. Quando alguém faz anos, toda a gente dá os parabéns e mandam postais. Quando numa casa , alguém tem um/a filho/a mete uma placa de um menino ou menina (daquelas placas de desenhos animados) conforme o sexo do filho que vá ter e balões, fitas cá fora à porta para toda a gente saber. E todos, incluindo vizinhos (mesmo que nunca os viram), postais a desejar parabéns e felicidades. Supondo , que eu tive um menino, vou ao meu local de trabalho para todos verem o meu bebé e deixo um postal a dizerem que já me podem visitar e a que partir de que horas. Eles marcam visita e como boas vindas, costuma-se ter umas (tipo) bolachas e deita-se umas bolinhas (cor de rosa ou azul conforme o sexo da criança) por cima e comem aquilo. Não é nada de mais, mas é tradição. É um país muito civilizado e limpo. Eish, é tanta coisa que nunca mais saía daqui para fora.
Só para dizer, que nem tudo é uma maravilha, para quando se quer mudar de país. Tem que se saber como é a cultura e os costumes de cada país. Nem sempre é fácil , mudar-se assim.
E só porque sou boazinha deixo aqui um umas imagens tiradas por mim , exclusivamente para vós.

                                         
                         Os moínhos, as tulipas, os queijos e as socas são das mais tradições deste país.

                                                                    Os canais.






                                             As casas normalmente são daquela arquitectura.



                                                     As bicicletas por todas as ruas.



                                                             Ruas de Amesterdão.

                                                               As kermis.

                                 Todas as outras fotos foram tiradas em Amesterdão.
                                 Esta foi tirada a um castelo, em Helmond a Sul da Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário