quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Holanda em fotos#8

Um pouquinho de história também faz bem.
Na tradição holandesa, não se liga tanto ao Natal. É mais o chamado Sinterklaas( ou São Nicolau), um santo da cristandade e na devoção popular, nasceu na Ásia Menor em 270, ou seja, século III. Era tão bondoso e sincero que começou a fazer milagres tanto vivo como já após a sua morte. Em Roma existem mais de 60 igrejas com o seu nome e em Inglaterra mais de 400. É conhecido, como o padroeiro das crianças, dos estudantes, dos pobres, dos escravos, dos ricos e dos marinheiros. Sendo que estes, quando desejam uma boa viagem aos seus companheiros acompanham com a frase : "Que São Nicolau manobre o leme".
Em meados de Novembro , lá vem ele de barco de Espanha para a Holanda, trazendo os presentes consigo.
Todos os anos, é acolhido em cidades diferentes e depois de ser cumprimentado pelo presidente da Câmara, monta o seu cavalo branco e lá vai desfilando nas ruas. Acompanhado sempre, com o seu ajudante Zwart Piet ( em tradução preto, Pedro. Normalmente uma pessoa branca que pinta a cara de preto e com uma peruca afro. Sendo, que toda a população o adora e este ano, uma académica do Alto Comissariado da ONU aproveitou para protestar , enviando uma carta para os direitos humanos da Holanda, referindo-se que Zwart Piet  representa estereótipos negativos ao racismo, que remete escravidão às antigas colónias holandesas no Caribe. Gerou muita confusão na Holanda, para terminar com ZPiet. A maioria da população está contra e já há petições na internet e imensas páginas nas redes sociais em defesa da personagem.)Fazendo assim, a abertura das festas e que termina a 5 de Dezembro, ou seja, hoje.  
A criançada põe o tradicional sapatinho à lareira com cenouras e um bocado de feno ou água para o cavalo. Na manhã seguinte encontram os presentes. 
Hoje é dia de Sinterklaas na Holanda!

PS:  Um dos meus sobrinhos já joga futebol e na semana passada, no treino apareceram alguns Zwart's Piet para um treino diferentes com os mais novos. Fizeram imensos jogos didáticos todos juntos, um dia diferente. Eu claro, aproveitei para tirar uma foto com um deles. :)
Os pequenos aqui em casa, colocam todos dias isto na esperança do Sinterklaas passar por cá e lhes deixar um presentinho. Às vezes, tem sorte outras não. Uma pequena lembrança só para lhes aumentar um pouco mais a magia chamada Sinterklaas. :)



3 comentários: