segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cinemateca #18

Hoje o filme que aconselho é o gaiola dourada. Tenho a sensação que já não estou a dar novidade nenhuma para uma grande parte do mundo, mas espero que ainda haja por aqui a outra parte, tal como eu, que não via um filme já algum tempo. Ok, ontem , só por causa disso fiz do meu dia , o dia do cinema com direito a pipocas e vi uns quantos. (Que depois também irei mencionar)
Mas hoje , vou falar mesmo é do gaiola dourada , não fosse eu mais uma que está fora de Portugal e que se revê neste filme. 
Trata-se de um casal, com filhos, português emigrante em França.
Têm o sonho como todos nós um dia regressar a Portugal, até que um dia têm a oportunidade de concretizar o sonho que tanto desejaram a vida toda. Contudo, como é um casal prestativo e indispensável para os patrões e amigos à sua volta, quando estes sabem dessa possibilidade de abandonarem França vão fazer de tudo para não deixar a familia Ribeiro partir. Um filme com certas partes cómicas. Não que seja um filme propriamente extraordinário ou muito cómico como já vi comentários que transmitiam tal coisa. Não, num é nada disso. Só é um filme que retrata muitos dos portugueses fora, e isso sim, mostra o quanto está bem estruturado e a realidade.
Realidade essa, que damos valor a muitas coisas quando estamos fora. Como jantares com quem mais gostamos, com o bacalhau no meio, vinho etc. Pode parecer um cenário normal, mas não é. Para nós , não nos é fácil obter certas coisas e alimentos destes de mão beijada. O bacalhau não é a mesma coisa. O peixe não é a mesma coisa. A fruta não é a mesma coisa. Nada, é. Tudo que é nosso é bom. Vibra-se muito com Portugal a jogar daí o destaque nos jogos e no Pauleta. 
Quanto ao fado, é bom porque se ouve a língua. O que nos trás saudade e um certo aconchego. Faz-nos "voar" para Portugal num instantinho, por isso é que é bom, mesmo que não se seja grande apreciador de fado ou música portuguesa. Entre muitas outras coisas.
Por isso, aconselho ver o filme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário