segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Conversa da Treta #22

Das coisas que as pessoas mais se fascinam na Holanda é o facto da movimentação de bicicletas que por aqui anda. Que é bom, é. Aqui toda a gente a utiliza para  fazer tudo e ir para todo o lado. Supermecado, passear, ir ao vizinho do outro lado da rua, os carteiros usam , a própria policia, os médicos, as pessoas para trabalhar(as 7h da manhã com neve baaah) , a criançada para ir para a escola, os adolescentes para irem para os bares ou discotecas (SIM! Leram bem).
Mas daí a compararem com outros países, inclusive, o nosso Portugalito e dizer que as pessoas não eram capazes e que isto e aquilo é errado. Ok, uma coisa é certa o português, gosta é de conforto, de um bom carrinho , não apanhar vento na cara e por aí fora, mas claro que NÃO vamos fazer nada para que isso mude. Não vamos mudar o nosso hábito(confortável)para que as coisas mudem só porque faz bem à saúde, ou porque não faz grande poluição.
Não fomos ensinados desde cedo. Mas, sobretudo, porque Portugal NÃO é a Holanda e é bom que percebam. Nós é rectas, curvas, subidas(e que subidas) etc.
 Já a Holanda é toda plana , daí esse lindo e maravilhoso hábito que nós nunca havemos de ter. 
Contudo, a Holanda (também linda e rica em paisagens) não tem como as nossas. E as estradas? A verdadeira seca. É "bom" é para adormecer ao volante é o quié.

3 comentários:

  1. Por acaso em Aveiro usam bastante, quando ia lá com a minha amiga (enquanto estudei em Coimbra) eu achava estranho, pois cá na ilha não é nada usual como meio de transporte (também é só altos e baixos) assim como em Coimbra! Eu nem andar de bicicleta sei! lol

    ResponderExcluir
  2. Ora ai está um abre olhos para Portugal!
    Países assim, com atitudes destas, é que devem ser louvados!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Existem mais paises assim, A França a Suiça estes são so que conheço e sei por experiência própria...

    E acho que até a nossa vizinha Espanha em algumas cidades tem esse hábito saudável também.

    ResponderExcluir