quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Países Baixos...É Oficial

Tenho falado pouco(ou quase nada) mas tenho andado ocupada. Vim desta vez, para os Países Baixos para mudar de vida. O país já não me é desconhecido, mas desta vez é permanentemente. Vim para cá morar. Uma gande decisão que tomei. De certa forma, quase que não tinha outra opção. Portugal, não tem nada para nos dar, para nos oferecer. É certo, que a vida cá também já não está tão boa como a uns anos atrás. Isto de que chamam de crise, afecta a todos. A diferença é que se tem emprego e vive-se suficientemente bem. Dá-nos outras coisas que Portugal, infelizmente, não dá. 
O que me custou mais, foi deixar a minha mãe para "trás". Tenho aqui o resto dos meus irmãos e sei que de certa forma, ela ficou "sozinha". Mas sei que ela está mais forte e que anda mais ocupada neste momento. Talvez, seja mais fácil conseguir "superar". Deu-me força para cá vir porque sabia que andava descontente. Não tinha planos nenhuns de futuro , tendo eu (quase) 23 anos. Precisava de uma mudança de vida. E espero conseguir me aguentar por aqui. O que não é nada fácil. Tem-se o tempo que é diferente (que para a semana já vai rondar os -1 e 0º) mas não há-de ser nada. Tem-se a língua que não é nadaaaa fácil, tem-se os holandeses que não são propriamente os mais hospitaleiros. São por norma, desde pequenos a serem independentes e a pensar só neles próprios e é difícil se ter amigos holandeses. Sei que o que me espera não é de todo o melhor. Mas ainda assim arrisquei. Porque não temos que ficar constantemente parados. Temos que andar para a frente seja , onde for. Se não der certo, vai-se para baixo outra vez...temos sempre essa hipótese em segundo plano.
Já me inscrevi no gemeente que aqui é obrigatório para se poder trabalhar ou fazer qualquer coisa na Holanda. Até para abrir uma conta no banco. Aqui existe regras e são todas cumpridas e levadas ao pormenor. Para a semana, em princípio começo a trabalhar.
Portugal está "estagnado" neste momento. Amigos com quem queremos sair e só se viram para nós e dizem sempre a mesma conversa:
- Opá hoje não posso sair, porque não tenho euros.
ou
- Meu, hoje não posso sair, porque já não tenho euros e só recebo daqui a 15 dias...Ou mais preocupante ainda:
- O meu patrão ainda não me pagou.
E não se pode fazer nada. Os pobres ficam mais pobres e os ricos ainda mais ricos. Medidas de austeridade que está a afectar toda a gente. Embora, a maior parte sejam precisas, mesmo que doa.
Aqui , praticamente não se tem muita vida. Basicamente, é trabalho casa- casa trabalho. Mas também pró que estou a ver em Portugal sim que tal está no mesmo. Já poucos são aqueles que têm euros para andar a sair constantemente. ( Se bem que ao mesmo tempo, por vezes, parece que não há crise nenhuma e parece tudo das nossas cabeças) instalou-se isso e agora tudo é desculpa da crise. Não sei, o que sei é que estava a sentir isso na pele e decidi mudar-me.
Espero que pelo menos aqui, esteja o meu futuro e que venha para cá para brilhar!


6 comentários:

  1. Bem!!! Grande novidade!!!!!
    Minha querida! Desejo-te muita sorte.. não imagino o que te deve ter custado deixar tanta coisa para trás.. mas é assim mesmo.. quem não arrisca não petisca e foste muito corajosa por teres arriscado.. sei que estarás com familia e num sitio que até gostas.. só me resta desejar toda a sorte do mundo e claro, espero que vás dando noticias!! Estou a torcer pela tua vitória!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Espero que corra tudo bem e também sou da opinião de que foste corajosa em arriscar.

    Que sejas feliz aí :)

    E a terminação do link do blog já é nl, que giro!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olha, só queria a tua coragem...
    Desejo-te muita sorte e que te adaptes bem ao teu novo lar :)

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta quereres e consegues a coragem :)
      Muito Obrigada pelas palavras Anorinha :)

      Beijinhos*

      Excluir
  4. Boa sorte querida, isso é uma grande mudança, espero que corra muito bem! Que consigas alcançar aquilo que mais desejas.
    Eu por cá me vou aguentando a tentar "ultrapassar" a crise, o que vale é a família que nos apoia, a mim e ao BF, que não queremos abandonar este pedacinho de paraíso no meio do Atlântico. Mas não está fácil, são poucas as perspectivas de ter rendimentos para viver à nossa conta!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sorte... compreendo, é a triste realidade em que vivemos :| Eu qualquer dia começo-me a informar também sobre a emigração... não é que tenha qualquer vontade, adoro o nosso país, mas aqui não está mesmo nada fácil :(

    beiijnho

    ResponderExcluir