quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher

Diz que é dia da Mulher.
E como tal, esta semana li o livro "Queimada Viva". (Sim já tem um bom par de anos)
Ainda não o tinha lido e aconselho vivamente. Um pouco triste é verdade. É demasiado forte.
(Não aconselhado a almas demasiado sensíveis).
O livro retrata todas as mulher do médio Oriente. Aqueles países como Turquia, Iraques e afins.
A mulher vive na Cisjordânia e naqueles países existe os crimes de honra. É se sabido que as mulheres são maltratadas , como lixo.  Mas na minha (pequena vá) ignorância que elas passariam por tanto. Em tudo que façam levam pancada. Seja a deixar o rebanho dos carneiros sozinhos para casa, uma coisa mal feita...blá blá
Aos 6/7 anos já lhes é dito com que homem se iriam casar e tinham de ir virgens. A impureza era como um crime.
Os animais eram mais bem tratados que as próprias mulheres, porque a mulher não servira de nada para eles e os animais davam dinheiro, comida.
Souad (o nome dela) tinha dezassete anos e estava apaixonada. Era um vizinho que ela espreitara às escondidas. Sim porque uma mulher não pode falar nem olhar de frente sequer para um homem.
As mulheres não podem sair de casa, não podem ir ao mercado, não podem ir à escola. Só na maioria pessoas ricas ou mulheres casadas. Se forem solteiras têm sempre que ser acompanhadas por um homem. Não podem ter nada à mostra,orelhas, pernas, pescoço etc. Seriam consideradas charmutas.
Na sua aldeia da Cisjordânia como em tantas outras, o amor antes do casamento era sinónimo de morte.
Soud decidiu dar sinais a Faiez e ele percebera. Iam para os campos na hora de ela levar os animais e tiveram trocados beijos e fazer amor algumas vezes. Estava a cometer um pecado.
Prometera pedir a sua mão ao seu pai, mas entretanto Souad descobriu que estava grávida.(um menino) Disse-lhe. Ele fugiu como um cobarde mesmo sabendo que a tinha posto em perigo de morte mais ao seu filho.
Tendo ficado grávida, um cunhado ficou encarregado de executar a sentença. Regá-la com gasolina e chegar-lhe fogo. Terrivelmente queimada, Souad sobrevive por milagre. No hospital, para a onde a levam e onde se recusam a tráta-la e a própria mãe tenta assasiná-la com veneno.
Jacqueline, que trabalha uma organização humanitária, chamada Terra dos Homens. Ajudando crianças abandonadas, deficientes ou malnutridas em colaboração com a CICV, Cruz Vermelha. Não ficou indiferente ao caso de Souad quando uma amiga lhe conta a sua história. Ajudou-a e salvou-a. Levando-a para a Suiça.
Hoje, anos mais tarde , Souad decidiu falar em nome de todas as mulheres, que por motivos idênticos aos seus ainda arriscam a sua vida.
Um testemunho comovente e aterrador, mas também um apelo contra o silêncio que cobre o sofrimento e a morte de milhares de mulheres.
Neste país , que é Portugal existe talvez o maior número de casos de vítimas de violência doméstica. É indecente. Espero que esta e muitas outras histórias vos inspirem e lutem sempre pelos vossos direitos. Pela vossa liberdade a que toda a gente tem direito. Não se fiquem, não tenham medo. Denunciem.
Hoje é um dia que globaliza as mulheres. Porque todos os dias é dia da mulher não fossemos nós ... M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!
Ser mulher é uma luta constante.
As mulheres lutam, mas lutam tanto que os homens se conseguissem entrar no nosso coração e na nossa mente ficariam perdidos e frustrados.
 As mulheres conseguem tudo, o possível e o impossível.Conseguem carregar um ser no ventre durante 9 meses, conseguem sofrer fisicamente dandoà luz mas sorrir ao mesmo tempo. Conseguem amar louca e perdidamente uma simples célula do seu corpo que se desenvolverá num filho.Vivemos tudo ao pormenor.
Choramos por tudo e por nada. Choramos, a ver uma luta, a ver um filme romântico, ao ouvir um elogio etc, somos demasiado sensíveis.Damos tudo de nós e o que não podemos pelos outros. Temos sempre uma palavra de carinho e estamos sempre pronta para ajudar.
Temos uma capacidade de aprendizagem, sofremos, deixamo-nos enganar, magoar e somos capazes de dar novas oportunidades, mesmo que a pessoa não mereça.Somos demasiado exigentes, mesmo com nós próprias.A mulher gosta de ser acarinhada, desejada, que a estejam a ouvir, que lhe dê valor, de ser amada. A mulher é normalmente vingativa, mas ainda assim um doce. É uma maluca, uma divertida.
Tem tendência a agir politicamente correcta. Sempre com o coração a palpitar de preocupação mas transmite respeito.Tem princípios e sabe estar como educar.
É toda uma construção de beleza interior e exterior. Mostra a beleza todos os dias, como no primeiro encontro.
A mulher é uma vida. Uma garra. É meiga e firme ao mesmo tempo. É amizade. É uma luta. Uma batalha. No fundo, uma vitória. Isso, sim.

Um comentário:

  1. Também já li o livro. Li na altura do meu 12º ano e, no exame nacional. a composição era sobre a liberdade do ser humano. Usei essa história para mostrar um caso em que essa liberdade não existia. :)

    ResponderExcluir