terça-feira, 8 de outubro de 2013

Eu que achava...

... que ia chegar à blogosfera e que iria ter um montão de coisas para ler. Mas pelos vistos não fui só eu que parei no tempo. Foram várias. Várias bloggers que eu sigo pararam de escrever hà meses. Eu que não escrevia há um, dois talvez, vejo que em parte pararam de escrever há 4 meses. WTF??
Onde andam pessoas? Será que regressam? 
A sério, quando eu páro tenho medo de perder os meus leitores, os que sabe-se lá como gostam de vir cá. Porque sei que os tenho , embora a maior parte não se pronuncie. Mas agora , como é ao contrário começo a pensar será que voltam?? Porque ser blogger e escrever todos os dias nem sempre é possível ou tão fácil como se pode pensar. E o que não falta por aí, são pessoas que deixam de escrever  e abandonam este mundo que nos é tão próximo e familiar. Há coisa é que eu sei , que um dia quando deixar de escrever ou pensar em tal coisa, vos avisarei para não perderem tempo aqui. Porque o que não falta é blogues bons para se "perder" tempo.

Conversa da Treta #35

Lembram-se dos desenhos animados (The Flintstones, Inspector Gadget, Star Trek) do Knight Rider, entre outros,  em que eles tinham um relógio que comunicavam com ele? Aquilo era do melhor. Lembro-me que quando era nova e brincava aos Power Rangers cos meus amigos aquilo que não faltava era o relógio para comunicar uns com os outros. 
Vai daí, que agora a Samsung voltou atrás nesse tempo e decidiu criar um. É o Samsung Galaxy Gear.
Bem, para mim aquilo até tinha piada na altura. Agora, se tivesse e falasse para o relógio iam-me achar maluquinha, preferindo sempre um telemóvel decente.
Que acham desta nova tecnologia?




segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ser tia deixa-me feliz quando...

... o puto (de 5 anos), enquanto lhe vestia o equipamento de Portugal, para o seu primeiro treino de futebol decide-me elogiar.
Vira-se ele , enquanto lhe calçava as meias :
- Óóh tia és bonita! ( Com aquele ar fofinho e espontâneo).
Sem dúvida, que nesse momento os meus olhos reluziram de felicidade. Contudo, não foi propriamento pelo "bonita" e sim por ser um elogio, fosse ele qual fosse.
Senti-me babada!
- Ai sim? Achas isso da tia? (perguntava-lhe eu)
- Siiiim , com um ar riquinho que só ele.
E logo, este rapaz que não é nada de beijos e afectos e coisas cutxi cutxi.
A não ser claro, quando me pede um sugo(por ex) e eu aproveito-me e impinjo-lhe logo um abraço. Só para aprender. Hehe

domingo, 6 de outubro de 2013

Holanda em fotos #3

Algumas fotos tiradas por Eindhoven. Uma das cidades mais antigas da Holanda, mas com uma arquitectura muito moderna. Uma mistura entre o antigo e o extremo moderno. Está presente em todo o lado da cidade.






              A estação.



 Dos maiores bancos de cá. (ou o maior mesmo). Rabobank, um nome apelativo, sem dúvida.


sábado, 5 de outubro de 2013

Holanda em fotos #2

Baaaah que o blogue anda mesmo deprimente. Espero voltar em força! 
A verdade, é que ao contrário do blogue aqui, a minha vida anda um pouco "agitada". Não tenho tido mesmo tempo de cá vir.

            Pathé é a empresa maior de cinema cá.

     As estradas. Aqui é tudo assim, muito direito e civilizado.

     Muito gostam eles destas coisas. Já vi de tudo aqui. :)





terça-feira, 13 de agosto de 2013

Conversa da Treta #34

Por aqui, esta semana tanto está um solzinho bom como, de repente, está a chover.
No fim-de-semana fui até ao Park Hilaria em Eindhoven, típica das chamadas kermis na Holanda. Que decorrem em todas as partes da Holanda , durante os meses de Julho e Agosto.
E o que são kermis? Bem, no fundo é uma festa na rua, com diversões, bares, música etc
Das maiores que já fui e mais organizada. Os holandeses ligam muito a isto.





As fotos não estão grande coisa , mas pronto, fica a ideia.

Ps: Estou a uma semana de estar de férias em Portugal! 3 semanas e aqui vou eu, para esse calor que só me faz bem. Hehe 

sábado, 13 de julho de 2013

Tenho 3 irmãos ( 2 rapazes e uma rapariga). Eu sou a mais nova. Eles têm todos mais uns 10/11 anos acima de mim. A diferença é gigantesca. Sempre vi eles a combinarem coisas e eu pequena, ficava em casa a fazer companhia à minha mãe ou ir dormir uma soneca. 
Quando tinha aí por volta dos meus 11/12 anos eles foram , um a um,  para a Holanda com o passar dos anos. No fundo, com o passar dos tempos é como se fosse filha única. 
Antes de eles embarcarem na aventura de vir para cá, dava-me bem com todos. Mas... a única que me irritava mais era a minha irmã. E não, num é por ser a rapariga. É do feitio. Se bem, que todos nós temos todos um feitio mais ao menos. Mas não sei porquê ela sempre foi a mais implicativa. Gosto dela claro. Mas sempre achei que dou-me melhor longe dela. Se for diariamente ela cansa. 
Não sei , se por a idade e sermos irmãs que nunca desabafamos grande coisa. Nunca soube nada propriamente de mim, a não ser as coisas básicas e aquilo que conta se calhar a qualquer um porque não há problema. Desabafar, desabafar nunca aconteceu. Ela diz que me conhece , mas é mentira. Eu acho que não sabe mesmo nada de como eu sou. Só sabe o meu feitio, em maioria as partes menos boas. Se lhe perguntasse tinha noção disso. Que era certamente o que ela me dizia. Era capaz de dizer aí uns quantos defeitos e apenas duas, três qualidades vá. 
Depois assim de repente, não temos absolutamente nada em comum. A não ser claro, a parte de refilonas por vezes. De resto, em termos de gostos não temos mesmo nada. Ela não tem interesse por moda, por lojas, por maquilhagem (faz compras que faz mas só o que precisa e usa coisas básicas , tipo t shirts em maioria do tempo, usa maquilhagem mas só em uma ou outra festa e mais ultimamente), não vê séries, não vê filmes (só mesmo às vezes pela TV), não liga a livros, não liga à música, é muito limitada e só ouve mesmo Leandro, Tony Carreira e família limitada. Anos e anos a fio. E por aí adiante.
Não que a ache burra ou inculta, simplesmente acho que não tem interesse em nada. A não ser só dedicar-se às coisas da casa e arrumações das quais é um pouco "viciada". Coisa que se eu pudesse, me desviava quase sempre. Há coisas mais interessantes para fazer. Depois é stressada por natureza, e passa em maioria do tempo aos gritos. Coisas que não me assistem por completo.  Detesto pessoas que estejam sempre a gritar ou que respondam meio resmungonas porque não sabe falar de outra maneira. E com o passar dos anos, com coisas que se metem no caminho dela, com os filhos, ainda vai piorando. Eu ao contrário, sou uma pessoa que fala baixo, que não tenho vocação para gritar a não ser quando me tiram realmente do sério. E acreditam, que em maioria , é preciso me fazerem muita coisa antes. Ou , simplesmente , alguma coisa que me tirem realmente do sério. Não consigo ter muitas conversas ditas "normais" com ela, porque esta insiste numa coisa e eu insisto noutra. Temos sempre pontos de vista diferentes em quase tudo. 
Ironia das ironias, agora estou a viver com ela novamente. 
Ontem, num espaço de 1h , em conversas diferentes, sempre tivemos discórdias  Já irritava. Depois ela acha que eu fico lixada com isso. Como se me fosse irritar com o que diz. Mas não é. Simplesmente sigo as minhas perspectivas , as minhas ideias como ela segue as dela. E não gosto de falar com pessoas que não têm a "visão" suficiente para perceberem o que eu quero dizer.
Num dos pontos de conversa, falava-se em pessoas que sofriam de violência doméstica. (Tudo porque o caso da máquina da verdade na Tarde É Sua , na Tvi, falava sobre isso) e ela dizia que as pessoas eram burras. As pessoas deviam de sair de casa e antes era preferível viver debaixo da ponte que sofrer durante anos. (Até pode ser). Eu discordava e insistia que as pessoas não são nada burras. Que eram outros tempos e que como se costuma dizer "o que custa é à primeira", e as pessoas sabe-se lá como, iam se habituando. Ela virava-se então para mim :
"- Então és das que leva um estalo e ficava com ele?" Eu dizia que não, é óbvio. Mas isso já vai de mim e do meu feitio e daquilo que eu acredito. Mas relatava-lhe algumas das causas que as faziam pensar em tomar outra decisão.~
 Que eles era difícil sair de casa, que há famílias que as abandonam, que tem filhos à mistura, que há casos que mesmo eles sendo uns cabrões ainda assim são eles que sustentam as famílias etc e que só quem passa por elas é que sabe o que lhes vai na cabeça e na alma para fazerem (ou não) o que fazem. Algumas até, acho-as lutadoras e fortes ainda que ao mesmo tempo, sensíveis ao mesmo tempo. E é esse ponto sensível que eles tocam e as levam abaixo. Ela insistia e dizia que mais valia ir para debaixo da ponte. Cheguei a um ponto, até porque , não gosto de injustiças e tento-me sempre pôr do outro lado, deixei de falar mais sobre o assunto porque me irritava e porque me já começava a tirar do sério. Não que ache que alguém mereça de levar na cara, que não gosto NADA! DETESTO! Mas também há pessoas que não têm força o suficiente para fazer esse tipo de escolhas, que não têm personalidade para isso. E que não têm ninguém para as apoiar o suficiente. E depois a policia em Portugal pouco ou nada faz. No caso, de essa mulher , ela fez queixa dele e levou APENAS 2 anos e meio e outros 2 anos e meio porque na altura, teria lutado com os agentes. 5 anos que apanhou e ficou com pena suspensa. Além de a pena ser demasiado curta , ainda fica com pena suspensa. Isso é alguma coisa??? É uma merda! 
Mas enfim! 
E continuava lá ela a dizer que as pessoas são burras e que ainda existe muitas mulheres que levam na cara, novas, hoje em dia.  Blá blá blá . Eu acredito e sei que as deve haver. Mas digo aqui que não vos acho burras e que lutem, lutem sempre, mesmo que o espírito para a coisa seja pouca. Lutem, por vocês. Sejam fortes e duras! 
E tudo isto, só mesmo para dizer o quanto sou diferente da minha irmã.
Alguém por aí que tenha uma irmã que não se dê? Só mesmo para não me sentir única.