Para quem não sabe passa-se em Guimarães, durante 3 dias (todo o dia) nas ruas da cidade.
"Recuamos" com uma "viagem" no tempo, à época de D.Afonso Henriques quando se armava em cavaleiro em Zamora para a Batalha de São Mamede.
Nas ruas, encontramos de tudo um pouco. Nas "barraquinhas", por toda a cidade, vemos os costumes, os usos, a gastronomia etc...
Fui para lá e nem levei a máquina atrás.( E logo eu!!!)
De qualquer forma, tirei algumas com o meu querido telemóvel.
Mas, com ele não dá para tirar a pormenores. Tirei ao Castelo com fartura. Gosto, pronto! :)
Barracas: Praça da Oliveira.
Uma peça de teatro,Zona dos animas e Castelo de Guimarães.
Dentro do castelo e vista dele.Ainda se dá para ver o Paços dos Duques.
Neste, tem um momento musical na rua. Muito bom.
Este copo típico da época, bebi uma coca-cola com limão. Havia vinho tinto madurinho. :D
Assim como havia barracas com comida e mesas de madeira por todo o lado.
Tinha , bolo de sardinha e carne, sandes com presunto, moelas , queijo , doces caseiros, mel caseiro, entre outros.
É tudo muito bonito e aconselho vivamente a um dia a quem não conhece , vir a conhecer estas festas que são maravilhosas!
Não se irão arrepender!
Ainda assim, deixo aqui este site que faz parte da CEC( Capital Europeia da Cultura), para quem estiver curioso sobre as festas afonsinas e ver fotos( do lado direito do site) muito mais bonitas que as minhas (lol) de momentos únicos que vos pode proporcionar Guimarães, nas Afonsinas.




